Os meios tecnológicos realmente não são apenas novidades. neles se concentram um poder muito grande de influencias cultural e ideológica, tanto para construir, como para destruir, se não for utilizada dentro de um planejamento com objetivos definidos para um determinado contexto, para que não se torne uma ferramenta improdutiva.
Dentro do contexto educação, os meios midiáticos se apresentam como ferramentas que dinamizam as aulas, tornando-as mais prazerosas e consequentemente o aprendizado é mais significativo, e ainda abre um leque de oportunidades pedagógicas para o professor. Para isso é necessário o conhecimento do mesmo.
Vimos na pesquisa em algumas escolas de uma determinada cidade brasileira,mostrado no texto em questão, que algumas escolas hoje, dispõem de alguns meios midiáticos no seu interior, mas sua utilização esbarra em algumas dificuldades para utilizá-las,tornando-a muitas vezes improdutiva.Uma das dificuldades, está na falta de conhecimento e despreparo do professor a cerca da utilização da mídia a qual se propõe utilizar. pois se o professor não conhece a ferramenta que vai usar, não conhece a linguagem de algumas mídias, visto que, há situações em que a linguagem é complexa, as vezes utiliza códigos peculiares a determinada ferramenta, o professor não vai conseguir utilizá-la e ainda corre o risco de se sentir incapaz e seu trabalho se tornar desvalorizado . Por tanto, para que a mídia venha ser uma ferramenta eficaz no planejamento do professor é necessaário um apoio maior aos professores,no sentido de capacitá-lo de forma mais aprofundada, pois a capacitação que se oferece hoje, é muito superficial e insuficiente para promover o uso creativo da mídia, diante de um quadro de professores analfabetos digitais que algumas escolas tem hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário