Projeto desenvolvido na escola: Natalino da Silveira Brito
2º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Daniela Lima de Souza
Dulcenira Lima Nunes
Maria Angélica Arruda de Carvalho
Nayara Lima Braga.
Definição do tema: Festa junina.
Planejamento geral do projeto
Apresentação: as festas juninas tornaram-se um acontecimento social, politico, economico e cultural em nossa sociedade, desta forma, faz-se necessário fazer um estudo enter os saberes pedagogicos e o conhecimento cultural de nossa clientela.
Justificativa: a escolha deste tema deve-se pela necessidade que temos de estar abordando a diversidade textual e cultural existente na comunidade escolar.
- Propiciar condiçoes para que as crianças identifiquem as permanencias cultutais;
- Possibilitar que a criança identifique as comidas típicas das festas juninas;
- Favorecer o reconhecimento do repertório audio-visual das festas juninas;
- Ler e ouvir textos de “musicas” referentes ás festas juninas;
- Cantar, ouvir e dançar músicas juninas;
Realização das atividades de pesquisa
1ª semana
- Conversar sobre o tema, falando sobre sua tragetória ( histórico)
- Propor o projeto
- Ler o histórico do Santo Antônio
- Ler cantar e escrever a música( cai cai balão)
- Fazer coletivamente a lista da comidas típicas
- Caça-palavras, cruzadinha etc
2ª semana
- Ler, cantar e escrever a música( capelinha de melão)
- Fazer a leitura da lista de comidas
- Apresentação de um dvd sobre a origem da festa junina;
- Texto informativo sobre os fogos e balões
- Produzir frases
- Ler e escrever receita de bolo de macaxeira
- Fazer probleminhas de adição envolvendo os preços dos produtos.
3ª semana
- Ler o histórico de São João
- Ler escrever e cantar a música ( o balão vai subindo)
- Apresentação de um dvd sobre os perigos que os balões e os fogos causam no meio ambiente.
- Fazer lista de materiais que ornamentam a festa
- Probleminhas envolvendo subtração envolvendo o preço dos produtos
- Ler cantar e ensaiar a música do produto final
4ª semana
- Ler, escrever e cantar a música
- Ilustrar o que aprenderam sobre as festas juninas
- Cruzadinha com as palavras da música
- Ditado com palavras da lista de comidas típicas
Avaliação:
Será realizada no decorrer das aulas de forma oral e escrita.
Sistematização e apresentação de resultados
- Apresentação de uma música coreografada
- Livros de receitas de comidas tipicas
- Feira das comidas tipicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário